[DICA] Saiba o que são e para o que servem as Custom ROM's e os Kernel's


Saiba o que são e Para o que servem as Custom ROM's e os Kernel's

Irei explicar abaixo o que são e para o que servem as famosas Custom ROMs e os Kernels .
Custom ROM's
Para o que servem ?
Pelo fato do android ser um sistema livre alguns desenvolvedores baixam ele da internet, que pode ser pela versão oficial dada pelo Google ou até mesmo por versões que foram retiradas de aparelhos smartphones ou tablets. Estes desenvolvedores muitas vezes são pessoas comuns que entende bastante sobre programação e Android, geralmente trabalham de graça, recebendo doações de usuários que realmente gostaram de suas Custom Rom's.
Quando um desenvolvedor pega alguma versão do Android e começa a modificar, o resultado disso é chamado de Custom Rom, ou seja, é um Android modificado por um usuário. Daí vem o nome, Custom (Personalizado) e ROM (que se refere ao sistema Android).
As ROM's baseadas no código do AOSP,quando atingem um bom estado de amadurecimento, tendem a ser melhores do que as produzidas a partir dos sistemas fornecidos pelos fabricantes. Isso acontece porque nem sempre há autorização para se alterar as ROM's das fabricantes, driblando algumas proteções na base da "gambiarra", o que pode comprometer o resultado final.
Entre as custom ROMs baseadas no código oriundo do AOSP, merecem destaque a CyanogenMod e a MIUI ROM, que amadureceram tanto e passaram a oferecer suporte a um número tão expressivo de smartphones que já podem ser consideradas quase como "distribuições" do Android, assim como o Ubuntu e o Redhat o são para o Linux.
É graças a ampliação do suporte e ao amadurecimento desses projetos que mais e mais usuários tem se arriscado a instalar ROM's alternativas em seus smartphones.

Vantagens obtidas :
A primeira grande vantagem
encontrada nessas ROMs, em relação às oferecidas pelos fabricantes, é que, via de regra, as primeiras oferecem versões mais atuais do Android. Nos casos da CyanogenMod ou da MIUI ROM, elas entregam a versão mais atual do Gingerbread/ICS/JB e recebem os updates menores, vindos da Google, com mais agilidade do que os próprio aparelhos da linha Nexus da Google.
Outra grande vantagem é que o desempenho do sistema é consideravelmente melhorado com uma dessas ROM's. Isso porque você terá no seu Android um sistema limpo, baseado no código puro fornecido pela Google, e os
responsáveis pelo desenvolvimento apenas aplicam as adaptações necessárias, como os drivers do dispositivo, fazendo o sistema rodar adequadamente no aparelho. Alguns ajustes para melhorar o desempenho, frutos da experiência da comunidade, geralmente também são! implementados.
Um fator importante desta etapa é a ausência de apps “impostos” por
fabricantes ou operadoras.
Convenhamos: tudo o que um usuário de Android precisa pode ser encontrado e instalado pelo Android Market (Play Store).
Os apps que estarão instalados no seu aparelho, muitos deles rodando em segundo plano e consumindo recursos do sistema, devem (ou deveriam) ser uma escolha sua, e não do fabricante, ou muito menos da operadora de telefonia celular.
As ROM's customizadas também apresentam, frequentemente, opções extras de interação com o sistema operacional - geralmente em nível de interface gráfica, o que acaba agradando.
A CyanogenMod 7.X, por exemplo,mostra várias opções extras no menu de desligamento do Android,permitindo que você opte por reiniciar o aparelho, em vez de apenas desligá-lo, além de dar opções para tirar uma screenshot da tela, ou até mesmo mandar o sistema diretamente para o menu de recuperação, onde você terá acesso a opções mais avançadas de manutenção.
Algumas recomendações, antes de qualquer coisa, você deve acessar o fórum de discussões relacionado à ROM escolhida e fazer uma boa leitura prévia, com calma. Nada de se jogar em aventuras e correr risco de arruinar o seu smartphone sem antes saber o que está fazendo e ter consciência do procedimento inteiro.
Tenha certeza de que você será capaz de levar o passo-a-passo até o fim.
Além de saber instalar a ROM alternativa, é importante pesquisar o procedimento para restaurar a ROM do fabricante no aparelho. Caso algo saia errado, você desejará fazer isso e saber previamente como proceder.
Além de ter os arquivos necessários em mãos, você poderá encurtar a sua agonia se tudo começar a dar problema.

Exemplos de Custom ROM's:
Exemplos famosos de Custom ROM's podem ser a famosa MIUI (da empresa Xiaomi), ou também a CyanogenMod que possuem não apenas uma versão e sim várias com uma ampla gama de aparelhos suportados.
Kernels
Explicação :
O Kernel é o nucleo do sistema operacional. é tipo uma ponte entre o software e o hardware. O que ele faz é gerenciar o hardware, permitindo que os dados sejam "computados" momentaneamente no hardware (Memória e CPU no caso).
Importância :
Ele é importante no caso do Android porque se você não tiver um kernel compatível com o hardware (no caso seu celular) e o S.O. (no caso a Rom modificada),você não poderá fazê-lo funcionar. A parte boa é que o kernel, diferente da BIOS dos PC's (que é permanente), pode ser atualizado (apesar de ser extremamente arriscado se você não souber o que está fazendo). O kernel é o que impede por exemplo que todos os aparelhos com o WP 7.5 recebam o Apollo, já que é impossivel garantir que a troca do kernel funcione perfeitamente em larga escala.

Fonte: Tecno Info Brasil/Gsmfans
Previous
Next Post »